Serasa Experian no Business Revolution: novos dados e ações auxiliaram as micro e pequenas empresas durante a pandemia


 

 

 

 

 

 

 

 

 

O crédito é a alavanca da economia e foi fundamental durante o período da pandemia de Covid-19 para manter a economia girando, mesmo com distanciamento social e lojas físicas fechadas. Muitas transformações neste período também impactaram este mercado, como a maior digitalização, uma vez que a população passou a usar os meios digitais para fazer transações, e a inclusão de mais dados de consumidores e empresas graças ao Cadastro Positivo.

O cenário econômico adverso fez com que muitas empresas e instituições financeiras tivessem que reavaliar suas políticas de concessão de crédito, apertando o cinto nesta frente para não aumentar as chances de calote. Aos poucos, as atividades foram sendo retomadas e o Cadastro Positivo foi fundamental na readequação dos critérios de concessão. Mais informações tornam a análise mais assertiva, uma vez que permitem uma visão completa do histórico financeiro daquele que solicitou o recurso. Com isso, é possível analisar se ele é um bom pagador e qual sua capacidade financeira para honrar os pagamentos daquela dívida.

Podemos dizer que o Cadastro Positivo se consolidou em boa hora, trazendo informações adicionais que ajudaram a contrabalancear essa situação de instabilidade. Com mais dados, maior digitalização e a inclusão de pessoas no sistema bancário graças ao auxílio ofertado pelo Governo, as empresas têm mais segurança para ampliar as ofertas para aqueles que precisar deste recurso.

A Serasa Experian produziu um episódio de seu podcast sobre o assunto e lá você pode conferir mais informações sobre o primeiro ano de operação do Cadastro Positivo. Clique aqui para conferir!