Serasa Experian: Cadastro Positivo ajudou a aumentar a concessão ao crédito durante pandemia


O novo Cadastro Positivo está sendo fundamental durante a pandemia da Covid-19 e, para falar sobre o este tema, especialistas da Serasa Experian participam do Serasa Experian Podcast, um canal aberto e gratuito para falar sobre dados, inovação e negócios. Na edição mais recente, o foco é o novo Cadastro Positivo e quais foram os principais impactos no mercado de crédito neste primeiro ano de operação. Dois especialistas da Serasa Experian falam sobre o tema: a Chief Data Officer, Leila Martins, e o Diretor de Analytics, Julio Guedes.

Nestes pouco mais de doze meses, a Serasa Experian já conta com mais de 100 milhões de dados positivos de pessoas físicas e jurídicas em sua base, que contemplam não só o histórico bancário, como também as contas de água, luz, telefone e varejo, possibilitando a inclusão de não bancarizados no mercado de crédito.

Guedes explica que as empresas chegaram a aprovar até 20% menos crédito no início do isolamento social, o que foi mudando com o passar dos meses graças às muitas informações disponibilizadas pela ferramenta. “O crédito é a alavanca da economia, por isso o novo Cadastro Positivo é tão importante. Este processo ajudou inclusive nas renegociações de dívidas, que chegaram a 10 milhões nos últimos meses”. Leila explica que dados mais precisos trouxeram mais segurança aos credores na tomada de decisão. “Poder contar com os detalhes adicionais do Cadastro Positivo permitiu que os credores pudessem tomar uma decisão mais assertiva dentro da sua estratégia de negócios neste período tão desafiador”.

O Serasa Experian Podcast já abordou também as mudanças que a telemedicina trouxe para o mercado das certificações digitais e a retomada econômica pelas Pequenas e Médias empresas. Confira todos os episódios em https://www.serasaexperian.com.br/podcast. Além do nosso site, você poderá ouvi-lo nas principais plataformas de podcast como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts e Pocket Cast