RCS: a evolução da mensagem de texto no mercado financeiro


O mercado financeiro, sem dúvidas, entende a importância das mensagens de texto e conhece na prática o seu valor e eficiência.

Desde mensagens automáticas para informar compras no cartão, acesso ao banco realizado em um novo computador, abandono de simulação de empréstimo em um site e muitos outros casos de uso.

Quem trabalha com cobrança também já conhece o quanto as mensagens de texto contribuem para o sucesso das ações. Seja em uma cobrança preventiva, em que o objetivo é lembrar o cliente a data de vencimento de um boleto, quanto na comunicação com os consumidores inadimplentes.

No entanto, com o avanço da tecnologia, em todos os setores, as características e o comportamento dos consumidores mudaram. Hoje as pessoas procuram, cada vez mais, meios que facilitem o contato com as empresas e que simplifiquem a comunicação.

RCS, a evolução no mercado de mensageria

RCS significa Rich Communication Services, em outras palavras, é um novo padrão de mensagens com muito mais recursos dentro do aplicativo nativo dos smartphones do sistema Android. Isso possibilita oferecer uma experiência muito melhor para os clientes, e consequentemente, que geram melhores resultados para as empresas.

Desenvolvido pelo Google, o RCS irá revolucionar o mercado de mensageria no mundo todo, como já tem feito no México, na Índia e nos Estados Unidos, por exemplo.

Mais recursos, mais possibilidades

Parecido com outros aplicativos de mensagens, o RCS permite o envio de recursos multimídia, tais como fotos, vídeos e carrossel com imagens, tudo isso utilizando o aplicativo de mensagens do próprio celular.

Outro recurso que o novo canal de mensageria do Google oferece é o botão para ação rápida, o que facilita a interação com a empresa. Sem que os clientes precisem digitar, a empresa poderá sugerir respostas para gerar um diálogo durante um fluxo conversacional.

Credibilidade e maior segurança para os clientes

As comunicações, por meio do RCS, transmitem mais credibilidade uma vez que no lugar do shortcode vai o nome da empresa que envia a mensagem junto com o logotipo. É possível ainda trabalhar o branding da marca inclusive definindo a cor do fundo da comunicação.

E mais. Junto com o logotipo vai também o selo de verificação do próprio Google, o que atesta a autenticidade da empresa que está entrando em contato.

A segurança vai além do selo de verificação. No RCS, todas mensagens são criptografadas de ponta a ponta.

A criptografia usada é a Transport Layer Security (TLS). Caso alguém tente ler alguma mensagem, irá se deparar com textos ilegíveis, e sobre os arquivos compartilhados durante a comunicação, esses são armazenados de forma temporária em URLs aleatórias, impossibilitando associar a mensagem como o remetente.

Integração com Chatbot e análise das campanhas

Uma das grandes vantagens do RCS é sem dúvida a integração com chatbot. Dessa forma é possível tirar todo proveito que o canal oferece.

Por meio de fluxos conversacionais humanizados, é possível criar uma experiência dinâmica e de fácil interação, de forma totalmente customizada e personalizada.

O RCS também oferece mais indicadores para avaliar o sucesso de uma campanha ou ação. É possível saber quantas pessoas receberam a mensagem e também: quantos abriram, quantos leram e quantos interagiram em cada etapa do fluxo.

O RCS no mercado financeiro

Agilidade é sem dúvidas uma característica que o novo consumidor procura ao se conectar com uma empresa. E é aqui que começa os grandes ganhos com o RCS.

Tudo de forma automatizada, além da empresa oferecer todas as informações que os clientes precisam, fará de forma visualmente atrativa e com recursos que facilitam a interação.

Não precisará mais direcionar os clientes para uma página externa web, já que com o RCS é possível explorar todos os meios no próprio canal.

O leque de opções que o RCS está oferecendo é grande e, de forma estratégica, pode ser utilizado por empresas de crédito, de pagamentos, de cobrança, fintechs, de gestão financeira; sem limitação.

Com o RCS as empresas poderão oferecer uma comunicação mais leve, atrativa, confiável, personalizada e, o melhor, que gera melhores resultados. Sem dúvidas, quem optar por ações com o RCS sairá na frente e terá uma vantagem competitiva no mercado financeiro.

Artigo escrito por Bernardo Borzone, diretor de receitas responsável pelas áreas de Customer Success, Comercial e Marketing da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbot e RCS.