Insurtech na América Latina: Mercado cresce 10% mesmo em ano de Pandemia


Estudo da Digital Insurance LatAm revela ainda que segmento continuará crescendo em 2021. De olho nesse mercado, CMS Group, com apoio da CQCS, realiza o Insurtech Latam Forum com inscrições gratuitas

Mesmo em um ano marcado pela pandemia da Covid-19, o setor de Insurtech acelerou seu crescimento em 2020 na América Latina: somente no primeiro trimestre investiu 10% a mais do que no ano anterior, segundo estudo da Digital Insurance LatAm. A aposta é que o número de empresas do setor aumente e a colaboração entre elas e cresça ao longo de 2021. Com foco no mercado latino-americano e discutindo os temas mais relevantes e atuais do setor, acontece de 15 a 17 de junho, online e gratuito, o Insurtech Latam Forum 2021, realizado pelo CMS Group e apoio da CQCS. As inscrições podem ser feitas no link https://live.eventtia.com/es/ilf-2021-po.

Outro estudo da Digital Insurance LatAm, divulgado em agosto do ano passado, mostra que os ecossistemas dos países da América Latina são diferentes e cada um apresenta uma característica. Segundo o idealizador do estudo, CEO da Digital Insurance LatAm e co-organizador do Insurtech Latam Forum 2021, Hugues Bertin, o mapeamento indica que o mercado brasileiro, por exemplo, representa 37% do total da região, com 100 insurtechs. “Achamos esse ecossistema muito estimulante, com muitas propostas de valor que não existem em outros mercados”, revela o executivo.

Em comparação com o ecossistema insurtech na América Latina, há muito mais insurtechs de serviço (56%) do que em outros países da região (33%). Traçando perfis de outros países, segundo a pesquisa, a Colômbia parece ser o de maior potencial na região, pois hoje representa 8% do total e os colombianos “são grandes empresários e o setor de seguros de lá é muito bom”. No entanto, Bertin destaca que o Brasil e o México são dois grandes ecossistemas que “têm muito potencial para expandir fora de suas fronteiras e hoje fazem pouco”.

A Argentina, ainda de acordo com o estudo, tem os melhores e mais criativos empreendedores, com “profissionais muito procurados”, e o Chile, embora pequeno, tem três insurtechs muito grandes e com muito potencial, sendo provavelmente um país que nos “surpreenderá nos próximos anos”. “Todas as características e temas que envolvem o ecossistema na América Latina estarão presentes no Insurtech Latam Forum 2021, que está em sua terceira edição e que, este ano, contará com a presença marcante do mercado brasileiro. Nesses três dias de evento iremos mostrar que o segmento está em plena expansão e transformação e que as empresas podem ser unir, entender as dores e necessidades do outro e reconhecê-las como as suas, bem como mostrar as melhores práticas que são inspiradoras”, analisa Elane Cortez, Diretora de Desenvolvimento Corporativo do CMS Group Brasil.

O evento

O Insurtech Latam Forum contará com salas em espanhol e português e mais de 10 conferências internacionais de inovação, 50 speakers e presença de três mil líderes de todo o ecossistema. A abertura do evento ficará a cargo de Nigel Walsh, Managing Director Insurance da Google, uma das maiores referências mundiais do mercado de insurtech. O tema da palestra será Ecossistema de Seguros e Insurtechs: rumo ao próximo normal com a nuvem. 

Temas

Entre os temas que serão discutidos no evento estão:

– MADE IN BRAZIL: Chegou a hora para as insurtechs brasileiras? Qual o impacto da transformação digital acelerada para o mindset das insurtechs, do mercado e dos consumidores?;

– Venda digital e growth hacking: como escalar e converter online (espanhol);

– Embedded Insurance , API Business y Ecosistema Digital (espanhol);

– Seguros 4.0: as tendências tech aplicadas a casos concretos;

– O ALGORITMO DO FUTURO: Como a inteligência behavior está criando uma nova geração de apólices à medida do perfil do segurado;

– SANDBOX INSURTECH: A experiência brasileira de gerar flexibilidade regulatória de olho na inovação e competitividade;

– O futuro é colaborativo: parcerias exponenciais entre Insurtechs e (Re) seguradoras.

Além dos painéis ao vivo, há ainda os painéis e entrevistas on demand disponíveis para os participantes do evento. Todo o conteúdo poderá ser visto e revisto durante 90 dias na plataforma exclusiva CMS 365.

Público-alvo

O público-alvo é formado por executivos de todo o ecossistema de Inovação em Seguros; Insurtechs; Produtores e outros intermediários; Empreendedores e outras startups; Fundos de investimentos e aceleradoras; e provedores de tecnologia e serviços para o mercado de Seguros.

Pitch Day

O Insurance Latam Forum realizará ainda o Insurtech Pitch Day, no qual empresas do Brasil poderão apresentar um pitch ao vivo para os maiores players da América Latina. Quatro empresas foram selecionadas e apresentarão suas experiências no último dia do evento, 17 de junho, finalizando a programação ao vivo. Elas irão concorrer a um prêmio único que facilitará sua integração ao mercado junto a grandes contratantes.

Para inscrição e mais informações: https://live.eventtia.com/es/ilf-2021-po/Inicio.