IBM e FAPESP investem US$ 10 milhões na criação de Centro de IA do Brasil


Projeto terá duração de até 10 anos e promoverá o avanço científico em algoritmos de Inteligência Artificial para aplicações na indústria

A IBM e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) fecharam um acordo para a criação do mais avançado Centro de Pesquisa em Engenharia em Inteligência Artificial do Brasil. As pesquisas serão aplicadas a diferentes segmentos do mercado, com foco em recursos naturais, agronegócio, meio ambiente, finanças e saúde, com o objetivo de fomentar avanços científicos significativos sobre o potencial da IA. Com financiamento de longo prazo – mínimo 2 e máximo 10 anos – IBM e FAPESP reservarão, cada uma, até USD 500 mil por ano para implementar o programa, que contará com avaliações periódicas das atividades do Centro.

Esta será a maior parceria do Brasil entre uma empresa de TI e o setor acadêmico para a colaboração em IA e reunirá o conhecimento de cientistas, professores e estudantes para a realização de pesquisa e projetos conjuntos. O Centro de IA também será o primeiro da América Latina a fazer parte do IBM IA Horizons Network (IAHN), criado em 2016 para promover a integração e colaboração entre as principais universidades do mundo, estudantes e pesquisadores da IBM comprometidos em acelerar a aplicação de IA a alguns dos maiores desafios globais, como assistência médica, processamento e reconhecimento de imagem, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e tecnologias relacionadas.

IBM e FAPESP também anunciam hoje uma chamada de propostas para que grupos de pesquisadores em universidades e institutos de pesquisa possam apresentar projetos e ideias para tornarem-se parceiros na formação do Centro. A Universidade selecionada irá conferir um aumento no valor investido pela IBM e FAPESP e será responsável pelas instalações físicas, laboratórios, professores, técnicos, administradores para gerir o centro, entre outros. As propostas selecionadas serão anunciadas até abril de 2019 com foco em diversas áreas, incluindo:

  • Algoritmos de IA: desenvolver algoritmos avançados para expandir as capacidades de aprendizado de máquina e aprendizado profundo (deep learning); criação de sistemas de IA que possam se beneficiar do aprendizado robusto e contínuo, capazes de resolver problemas complexos.

 

  • Aplicações industriais de IA: desenvolver novas aplicações para uso profissional em indústrias como agronegócio, recursos naturais, meio ambiente e finanças.

 

  • Representação Profunda do Raciocínio e Conhecimento: tratar o desafio de criar sistemas de IA com o mais alto nível de raciocínio (linguagem natural, dados estruturados, lógica, matemática e programação) para aprimorar a capacidade de tomada de decisão, especialmente em problemas industriais.

 

  • IA em português: acelerar a disponibilidade de sistemas de IA que operem no idioma português para que possam ler, processar, conversar e falar em português.

 

  • IA para o Bem: explorar como a IA pode prover benefícios econômicos e sociais de maneira holística para uma quantidade maior de pessoas, países e empresas. O centro estudará as implicações econômicas da IA e investigará como a IA pode melhorar a prosperidade e ajudar os indivíduos a conquistarem mais em suas vidas.

 

“Em seus quase 10 anos de história o laboratório de pesquisa da IBM Brasil tem estado na vanguarda dos avanços em pesquisa em IA e colabora com o ecossistema de tecnologia no País, promovendo a integração entre pesquisadores, estudantes, organizações e empresas”, afirma Ulisses Mello, diretor de IBM Research Brasil. “Pretendemos trabalhar em uma colaboração ainda maior com pesquisadores de todo o mundo, promovendo transferência de conhecimento para a solução de problemas atuais e relevantes da nossa sociedade”.

“Um dos desafios para o avanço do conhecimento é a complexidade dos problemas científicos atuais e, enfrentar esses problemas, requer investimento e suporte de longo prazo, além de uma abordagem multidisciplinar e colaborativa”, afirma Luiz Nunes de Oliveira, coordenador adjunto da diretoria científica da FAPESP para Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa. “Quando empresas, universidades, estudantes e institutos de pesquisa trabalham juntos pelo mesmo objetivo podemos resolver problemas de forma mais fácil e rápida, acelerando o progresso da ciência”.

Propostas

A chamada de propostas para o Centro de IA está aberta para Universidades e Institutos de Pesquisa interessados, que podem enviar suas propostas para receber as instalações do novo centro. Todas as propostas serão revisadas por especialistas internacionais e deverão ser apresentadas em Inglês. As propostas serão enviadas à FAPESP e serão distribuídas aos revisores escolhidos conjuntamente pela FAPESP e pela IBM, com conhecimento na área do Centro de Pesquisa. A data final para a submissão das propostas para a FAPESP é 15 de abril de 2019. Todas as instruções estão disponíveis em www.fapesp.br/12504.

62 replies to this post
  1. Your style is unique in comparison to other people I have read stuff from. Thanks for posting when you have the opportunity, Guess I will just bookmark this blog.

  2. I want to to thank you for this very good read!!I certainly loved every little bit of it. I havegot you book marked to check out new things you post?Here is my blog … stop acne

  3. hi!,I like your writing so a lot! percentage we be in contact more approximately your post on AOL? I need an expert on this house to resolve my problem. Maybe that’s you! Looking ahead to look you.

  4. Thank you for the good writeup. It in reality was once a enjoyment account it. Look complicated to more delivered agreeable from you! By the way, how can we keep up a correspondence?

  5. I’m now not sure the place you’re getting your information, however good topic. I needs to spend some time studying much more or understanding more. Thank you for excellent information I was searching for this info for my mission.

Deixe uma resposta