ELAS À FRENTE


Como a liderança feminina se tornou fundamental em um mercado ainda predominantemente masculino.

Capacidade de tomar iniciativas, resiliência, investimento no autodesenvolvimento, foco nos resultados e demonstrações abertas de integridade e honestidade. Esses são alguns predicados de excelência atribuídos às lideranças femininas em uma pesquisa da consultoria de desenvolvimento de líderes Zenger/Folkman, que demonstrou ainda que elas são percebidas como tão competentes quanto os homens, se não mais – mulheres foram avaliadas como mais eficientes em 84% dos critérios. O Brasil parece reconhecer essas qualidades: segundo o International Business Report – Women in Business 2019, realizado pela Grant Thornton, o país está na lista dos 10 com mais organizações que têm mulheres em cargos de liderança; ainda assim, caímos quatro pontos em relação a 2018.

Isso porque, apesar de todas as conquistas femininas e das transformações que vêm ocorrendo no mercado financeiro para o acesso igualitário a oportunidades de trabalho, as mulheres ainda precisam se desdobrar para se destacarem em um universo ainda majoritariamente masculino. Foi o caso de Josefina Picanço, vice-presidente de negócios da Softium Informática Ltda., empresa especializada em soluções e resultados para contact centers, cujo setor de tecnologia tem uma presença proporcionalmente menor de mulheres. “Sempre vivi num mundo muito masculino, sou a única filha entre três irmãos, a mais velha, meus sócios são todos homens, assim como meus chefes ao longo da vida, antes de ser empresária. Sem falar que, agora, a maior parte dos clientes com quem lido é do sexo masculino. Sempre encarei isso com naturalidade, não como uma questão de gênero, mas como algo que faz parte do trabalho e em que as qualidades fazem a diferença”, conta.

Josefina também liderou o painel no CMS Business Revolution 2019, nos dias 23 e 24 de outubro, que reuniu no seu primeiro dia, em plenária, grandes lideranças, como a Vice-Presidente de Administração e Gestão de Ativos de Terceiros da Caixa Econômica Federal, Taís Ricarte Peters; a CEO da Din Din, Stéphanie Fleury; e a Cohead do Cubo, Renata Zanuto. O quarteto deu um show ao falar sobre as oportunidades e obstáculos no mercado financeiro e para que essas líderes alcançassem o seu grau de comando em suas empresas.

PROTAGONISMO VS. OPORTUNIDADE

Para Marcela Miranda, head e fundadora da fintech Trigg, as mulheres têm trilhado um caminho exitoso no mercado financeiro e abraçado as oportunidades que estão aparecendo. “Cada vez mais vemos mulheres empreendendo e se desenvolvendo nas empresas denominadas ‘novas economias’. Percebo que nesse ambiente é comum vê-las com as mesmas oportunidades, participando de eventos, discutindo assuntos e com modelo de gestão em empresas que estão se desenvolvendo incrivelmente.” Isso só foi possível, de acordo com Paula Paschoal, diretora geral do Pay Pal Brasil, graças às discussões que a sociedade – com o protagonismo das próprias mulheres – promoveu ao longo dos últimos anos. “De uma forma geral, vejo a sociedade discutindo abertamente a questão do gênero na liderança das corporações e reconheço a participação positiva da mídia, que colabora fomentando o debate. No Pay Pal, estamos entre as exceções do mercado, já que 54% dos nossos cargos de liderança no Brasil estão em mãos de executivas”, revela.

Mesmo trabalhando em um ambiente onde a valorização profissional está acima do gênero e sem ter sentido algum tipo de discriminação ao longo de sua trajetória profissional, Paula Paschoal percebeu ao seu redor outras mulheres que não tiveram as mesmas oportunidades sofrendo preconceitos. “Sempre imaginei não ter tido privilégios e que meu crescimento profissional se devesse apenas ao esforço, ao foco em chegar onde desejava. Só quando passei a conviver com pessoas que não tiveram oportunidades é que comecei a entender o quanto minha situação era vantajosa em comparação à daquelas mulheres que nem sequer têm chances de disputar uma vaga em igualdade de condições com candidatos minimamente preparados – e como eu era incapaz de perceber o preconceito”. Ela conta como sentiu que isso acontecia no dia a dia. “Com o passar do tempo, os cenários começaram a ficar mais claros para mim e passei a identificar diversos momentos em que somos pré julgadas. Em salas de reunião, por exemplo, muitas vezes, homens interrompem mulheres enquanto elas falam.”

COMPETÊNCIAS E RESISTÊNCIAS

Assim como aponta o estudo Zenger/Folkman, as mulheres buscaram investir cada vez mais em sua capacitação profissional para que se sentissem à vontade e preparadas para a boa gestão, daí o resultado tão bem reconhecido da pesquisa. Isso trouxe uma série de vantagens, como segurança, boas decisões e conhecimento, qualidades essenciais para quem ocupa cargo de liderança.

Não é sempre que elas são bem aceitas como líderes. Três em cada 10 pessoas no Brasil (27%) admitem que se sentem desconfortáveis em ter uma mulher como chefe, mostra a pesquisa Atitudes Globais pela Igualdade de Gênero, publicada pela Ipsos, terceira maior empresa de pesquisa e inteligência do mundo. A resistência existe até entre as próprias mulheres: 24% das trabalhadoras não se sentem confortáveis em serem lideradas por alguém do mesmo sexo; entre os homens esse número chega a 31%.

Paula Paschoal, Josefina Picanço e Marcela Miranda nunca perceberam nenhum incômodo de seus funcionários, mas sempre souberam como evitar esse tipo de situação. “Acho que tem a ver com postura e com o exemplo que você representa no ambiente corporativo. Cobro resultados como qualquer líder, mas tenho muita ciência de que as pessoas têm timings diferentes do meu. Respeitar as diferenças é fundamental para criar um ambiente de trabalho que permita às pessoas desenvolverem seus potenciais. A fim de fortalecer o engajamento e alcançar os resultados esperados, minha liderança também é orientada pela sensibilidade, pela compreensão das individualidades”, diz Paula Paschoal. “Meus liderados sentem esse desconforto? Talvez algum, mas não chego a perceber diretamente, pois sou muito aberta e converso com todos. Sabem que sou exigente e, ao mesmo tempo, justa e atenta às necessidades de cada um. Busco fazer com que meus liderados se sintam seguros com minha liderança e saibam que contam comigo para entregar os resultados, para superar dificuldades e também para aprender e crescer”, complementa Josefina Picanço.

A desigualdade salarial ainda é um grande problema enfrentado pelas mulheres no mercado de trabalho e não é diferente no setor de crédito, cobrança e contact centers. O rendimento menor, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é porque elas recebiam menos por hora trabalhada e também porque trabalhavam menos horas por semana – neste caso, refletindo a dupla jornada feminina, ou seja, o fato de elas trabalharem e também terem, em muitos casos, que se dedicar aos cuidados dos filhos e da casa.

Essa disparidade existe até quando elas têm um nível de instrução maior do que os homens. “O Fórum Econômico Mundial já demonstrou que, se o ritmo da equidade de gênero se mantiver o mesmo, homens e mulheres só receberão o mesmo salário em cargos correspondentes em 2095. Não gosto da ideia de talvez não ver isso acontecer, afinal, já há exemplos importantes no mundo de que é possível superar essa barreira. O mais impressionante é o da Islândia, onde, desde o início de 2018, vigora uma lei pioneira que obriga as empresas a pagarem salários iguais a homens e mulheres no desempenho das mesmas funções.”

Para Josefina Picanço, as resistências culturais existem, mas cada vez mais vêm sendo superadas por grandes mulheres que têm emergido em destaque em cargos de liderança. “Creio que vivemos uma era de mudança, onde essas barreiras estão sendo ultrapassadas. Mas não sou adepta de vitimismo ou ‘mimimi’. Cada um constrói seu caminho. Creio que a dificuldade maior venha das oportunidades em geral, das pessoas que não têm acesso a uma boa formação e, por isso, não têm como conquistar grandes espaços mais facilmente. Então, minha conclusão é que o que difere é o tamanho do esforço de quem teve menos oportunidades.”

Muitas mulheres, entretanto, ainda adiam a realização de seus desejos e sonhos pessoais em nome de se manterem aptas a ascender na carreira. Para Paula Paschoal, isso acontece “porque, na maioria das vezes, o ambiente corporativo é mesmo árido – embora nem sempre o medo da mulher encontre eco na realidade. Eu mesma, quando fiquei grávida da minha primeira filha, imaginei que estava colocando a carreira em risco. Fiquei tensa antes de contar ao meu chefe, e a resposta que obtive foi a melhor possível. O problema é que ainda vivemos em um ambiente dominado por homens que não pensam como o meu antigo chefe. E isso precisa ser resolvido.”

FEMINICÍDIO

Mesmo conquistando novos postos e oportunidades de trabalho, mulheres de qualquer classe ou profissão não estão livres do feminicídio, cujas ocorrências nos últimos anos dispararam no Brasil. Mesmo com uma legislação vigente, a Lei Maria da Penha, o país ocupa a quinta maior taxa de morte violenta de mulheres do mundo.

Para a head e fundadora da Trigg, a questão cultural ainda tem um peso muito forte nesse quesito. “Temos um problema cultural muito grande, assim como o machismo, o preconceito a negros, homossexuais, as minorias. Se sairmos dos grandes centros, isso se intensifica de uma forma que não consigo imaginar. Muitas vezes, terra sem lei. Mas tem um lado bom que é o fato de já estarmos falando sobre. As redes sociais têm um papel importante nessa repercussão, porque muitas vezes precisa ser no grito. Já conseguimos falar mais. Há muita gente ouvindo com foco nessas situações e isso para mim já é uma grande vitória.”

Josefina Picanço alerta para essa posição de desigualdade e inferioridade que muitas mulheres ainda ocupam nos dias de hoje. “Infelizmente temos ‘bolhas’ de abertura e, ao mesmo tempo, um grande universo de mulheres que continuam vivendo em posição de dependência não só financeira, mas também emocional. É um absurdo como a questão da violência contra a mulher continua como um problema dessa magnitude. Temos que trabalhar o ‘antes’. Os relacionamentos abusivos, a violência doméstica e a dependência fazem parte da realidade de mais gente do que imaginamos e isso independe de nível cultural e classe social. Temos que incentivar o empreendedorismo feminino como forma de crescimento e independência das mulheres, que passam a ser cada vez mais donas de suas próprias vidas”, finaliza.

Matéria extraída da Edição 31 da Revista Best Performance. Para acompanhar as matérias completas, clica na imagem!

 

244 replies to this post
  1. Good day! This post could not be written any better! Reading
    this post reminds me of my previous room mate!
    He always kept chatting about this. I will
    forward this page to him. Fairly certain he will
    have a good read. Many thanks for sharing! 0mniartist asmr

  2. I am not sure where you are getting your information, but good topic.
    I needs to spend some time learning much more or understanding more.
    Thanks for magnificent info I was looking for this
    info for my mission.

  3. I seriously love your site.. Excellent colors & theme.
    Did you develop this site yourself? Please reply back as I’m attempting to create my very
    own blog and would love to learn where you got this from or exactly what the theme is
    named. Many thanks!

  4. Hello just wanted to give you a quick heads up. The words in your post seem to be
    running off the screen in Safari. I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with
    web browser compatibility but I thought I’d post to let you know.
    The style and design look great though! Hope you get the problem resolved soon. Kudos

  5. I love your blog.. very nice colors & theme. Did
    you make this website yourself or did you hire someone to do it for you?
    Plz reply as I’m looking to design my own blog and
    would like to find out where u got this from. thanks a lot

  6. It’s perfect time to make some plans for the future and it’s time to be happy.
    I have read this post and if I could I wish to suggest
    you some interesting things or tips. Maybe you can write next articles referring to
    this article. I wish to read even more things about it!

  7. I’m not sure where you are getting your info,
    but good topic. I needs to spend some time learning
    much more or understanding more. Thanks for fantastic information I
    was looking for this info for my mission.

  8. I’ve observed that in the world nowadays, video games will be the latest craze with children of all ages. Many times it may be unattainable to drag the kids away from the video games. If you want the very best of both worlds, there are plenty of educational video games for kids. Interesting post.

  9. It is appropriate time to make some plans for the future and it is
    time to be happy. I have read this post and if I could I wish to suggest you few interesting things or tips.
    Maybe you can write next articles referring to
    this article. I desire to read even more things about it!

  10. I have been surfing online more than 3 hours today, yet I never found any
    interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me.

    In my opinion, if all webmasters and bloggers made good content as you did, the internet will be much more useful than ever before.

  11. Excellent items from you, man. I have have in mind your stuff previous
    to and you are simply too great. I really like what you’ve received right here,
    really like what you are saying and the best way during
    which you say it. You make it enjoyable and you still care for to keep it smart.

    I cant wait to learn much more from you. That is actually
    a terrific site.

  12. I’ve been browsing online more than three hours today, yet I never found any
    interesting article like yours. It’s pretty worth enough for
    me. Personally, if all web owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

  13. I’ve been surfing online greater than 3 hours these days, but I
    by no means discovered any fascinating article like yours.

    It’s beautiful price sufficient for me. Personally, if all website owners and bloggers made
    excellent content as you did, the internet shall be much more useful
    than ever before.

  14. It is the best time to make some plans for the future and it is
    time to be happy. I’ve read this post and if I could I wish to suggest you some interesting
    things or tips. Perhaps you can write next articles referring to this article.
    I desire to read even more things about it!

  15. Hi, I do believe this is an excellent web
    site. I stumbledupon it 😉 I am going to come back once
    again since i have saved as a favorite it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to
    help other people.

  16. I’ve been surfing online more than three hours lately, but I
    by no means discovered any fascinating article like yours.
    It’s pretty worth sufficient for me. In my opinion, if all site owners and bloggers
    made excellent content as you probably did,
    the net will probably be much more helpful than ever before.

  17. It’s appropriate time to make some plans for the future and it’s time to be happy.
    I’ve read this post and if I could I want to suggest you
    few interesting things or suggestions. Maybe you can write next
    articles referring to this article. I wish to read even more things about it!

  18. I really love your site.. Very nice colors & theme.
    Did you develop this amazing site yourself? Please reply back as I’m wanting
    to create my own website and would love to learn where you got this from or exactly what
    the theme is called. Thanks!

  19. It’s the best time to make some plans for the
    future and it’s time to be happy. I have read this post
    and if I could I desire to suggest you some interesting things
    or advice. Perhaps you can write next articles referring to this article.
    I wish to read even more things about it!

  20. It is appropriate time to make some plans for the future and it is time to be happy.

    I have read this post and if I could I desire to suggest
    you some interesting things or tips. Perhaps you could write next articles referring to this article.

    I wish to read even more things about it!

  21. It’s the best time to make some plans for the longer term and it’s time to be happy.
    I’ve learn this put up and if I could I desire to counsel you
    some interesting issues or tips. Perhaps you can write subsequent
    articles relating to this article. I wish to learn more things approximately it!

  22. I will right away snatch your rss as I can not in finding your e-mail subscription link
    or e-newsletter service. Do you’ve any? Please permit me understand so that I could subscribe.
    Thanks.

  23. I have noticed that of all kinds of insurance, health insurance coverage is the most questionable because of the conflict between the insurance cover company’s obligation to remain making money and the user’s need to have insurance policies. Insurance companies’ commission rates on well being plans have become low, consequently some corporations struggle to profit. Thanks for the ideas you reveal through this website.

  24. I have been browsing online more than 4 hours today, yet I never found any
    interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me.
    In my opinion, if all website owners and bloggers made good content as
    you did, the net will be much more useful than ever before.

  25. I enjoy what you guys are usually up too. This kind of clever work
    and coverage! Keep up the amazing works guys I’ve added you guys to my personal blogroll.

  26. I’ve been surfing online more than three hours as of late, yet I never discovered any interesting article like yours.
    It is lovely worth sufficient for me. In my opinion, if all web owners and bloggers made excellent
    content as you did, the net might be much
    more useful than ever before.

  27. It is perfect time to make a few plans for the future and it is time to be happy.

    I have learn this post and if I may I wish to suggest you some fascinating things or advice.

    Maybe you could write next articles regarding this
    article. I want to read more things about it!

  28. It is perfect time to make some plans for the future and it is
    time to be happy. I’ve read this post and if I could I want to suggest
    you few interesting things or advice. Perhaps you can write next articles referring to this article.

    I desire to read even more things about it!

  29. I’m extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your
    blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself?
    Either way keep up the nice quality writing, it
    is rare to see a nice blog like this one these days.

  30. Howdy! Someone in my Myspace group shared this website with us so
    I came to take a look. I’m definitely enjoying the information. I’m book-marking
    and will be tweeting this to my followers! Fantastic blog
    and excellent design.

  31. It’s perfect time to make a few plans for the long run and it’s time to be happy.
    I’ve read this post and if I may just I want to recommend you
    some attention-grabbing things or suggestions.
    Maybe you could write subsequent articles referring to this article.
    I desire to learn even more things about it!

  32. Hey there would you mind stating which blog platform
    you’re working with? I’m planning to start my own blog soon but I’m
    having a tough time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your layout seems different
    then most blogs and I’m looking for something completely unique.

    P.S My apologies for being off-topic but I had
    to ask!

  33. I’m not certain where you’re getting your info, however good topic. I must spend a while learning much more or working out more. Thanks for magnificent info I used to be searching for this information for my mission.

  34. My developer is trying to convince me to move to .net
    from PHP. I have always disliked the idea because of the costs.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on numerous websites
    for about a year and am nervous about switching to
    another platform. I have heard excellent things about blogengine.net.
    Is there a way I can transfer all my wordpress content into it?

    Any help would be really appreciated!

  35. Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed surfing around your
    blog posts. After all I’ll be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!

  36. I absolutely love your blog and find almost all of your post’s to be just what I’m
    looking for. Would you offer guest writers to write content to suit your needs?
    I wouldn’t mind composing a post or elaborating on many of the subjects you write concerning here.
    Again, awesome web log!

  37. Somebody necessarily help to make significantly posts I might state.
    This is the very first time I frequented your website page and to this point?
    I surprised with the analysis you made to make this particular put up incredible.
    Excellent activity!

  38. Having read this I believed it was rather informative.
    I appreciate you taking the time and energy to put this information together.
    I once again find myself spending a lot of time both reading and leaving comments.
    But so what, it was still worth it!

  39. An outstanding share! I have just forwarded this onto a co-worker who was conducting a little research on this. And he in fact bought me dinner because I stumbled upon it for him… lol. So allow me to reword this…. Thank YOU for the meal!! But yeah, thanx for spending time to talk about this matter here on your web page.

Deixe uma resposta