Dois terços dos clientes desistem após experiência ruim em compras online


A cada três pessoas que decidem fazer uma compra online em 2021, duas desistem por conta de uma experiência ruim. É o que levantou o anuário CX Trends 2022, realizado pela empresa de atendimento ao cliente Octadesk em parceria com a companhia de pesquisa de mercado Opinion Box. Nela, 62% dos consumidores ouvidos desistiram de uma compra por conta de maus momentos ao comprar um serviço ou produto.

O principal motivo apontado pelos ouvidos pela pesquisa é o valor alto do frete, seguido dos preços elevados e a falta de credibilidade da empresa. Outros fatores apontados são atendentes mal preparados, tempo de resposta muito longos, site lento, falta de credibilidade da empresa e até mesmo falta de canais de atendimento.

“Sabendo disso, as empresas que investirem em treinamento e comunicação instantânea vão se destacar no mercado e fidelizar o cliente”, comenta Rodrigo Ricco, CEO da empresa.

Mais de 2.000 pessoas foram entrevistadas para o relatório, que tinha como objetivo adquirir mais conhecimento sobre a experiência do cliente e oferecer insights para as varejistas, como:

  • No ano passado, 42% dos entrevistados usaram o modelo de compras online com retirada em loja;
  • 66% dos participantes realizaram pagamentos por Pix, e 63% afirmaram que pretendem continuar usando em 2022;
  • 52% fizeram pedidos por delivery;
  • 49% efetuaram algum tipo de pagamento por carteira digital.

Outro destaque do estudo foram as compras pelo WhatsApp: 74% acham o aplicativo fácil ou muito fácil de usar para conversar com as empresas. Além disso, 39% acreditam que o melhor horário para realizar uma compra online é na parte da noite ou madrugada, o que aponta a importância de manter operações que funcionam 24 horas por dia.

“Além disso, a expectativa de tempo de atendimento é de menos de um minuto por compra. Ou seja, se você demorar mais do que cinco minutos para responder é provável que ele já esteja conversando com o concorrente. Para garantir essas vendas, os varejistas podem contar com tecnologias de atendimento automatizado para ajudar com pedidos ou responder perguntas frequentes”, diz Ricco.

Fonte: Canaltech

Em maio, o CMS Group realiza o OneToOne Summit Experience, um encontro de negócios exclusivamente destinado a unir os decision makers das duas pontas mais importantes da sua cadeia de negócios: os grandes contratantes do mercado e os potenciais contratáveis. Depois de rodadas de negócios e dinâmicas de discussão e integração, todos saem de lá com oportunidades de antecipar o futuro, melhorar seus processos e principalmente gerar futuros negócios. O tema será CX e Inteligência de Atendimento.

Saiba mais: https://www.cmseventos.com/evento/1to1-bra-2022