COALIZAÇÃO ABC DIGITAL VAI FOMENTAR PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NOS SETE MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO ABC


A Coalização ABC Digital – CABCD, primeira iniciativa regional para promover o desenvolvimento da Economia Digital nos Municípios do ABC Paulista, será lançada oficialmente em evento virtual hoje, 21 de maio.

Criada em julho/2019 por um grupo de 13 entidades, liderada pelo Instituto MicroPower https://institutomicropower.com/coalizao-abc-digital/, a CABCD foi criada como um braço na ajuda da implementação de forma mais rápida, eficaz e efetiva da E-Digital: Estratégia Brasileira para Transformação Digital, oriunda do Decreto 9319/2018, cuja previsão é  adicionar USD 115 bilhões ao PIB Brasileiro até 2023. Deste valor, o potencial adicional ao PIB no Estado de São Paulo, é de USD 35 bilhões; e na Região do ABC de USD 1,5 bilhões.

Francisco Antonio Soeltl curador da Coalizão e CEO da MicroPower Global, explica que o propósito da CABCD é “fomentar projetos que contribuam com a operacionalização da E-Digital nos sete Municípios da Região do ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, mobilizando neste sentido os agentes econômicos, públicos, e de fomento, bem como instituições de ensino e de capacitação profissional da região.” “Está no planejamento da CABCD que o seu Propósito se expanda para as principais regiões do Estado de São Paulo e do país”, destaca o executivo.

Atualmente compõem a CABCD 30 entidades, sendo: três universidades do ABC: FEI, IMT – Mauá e UFABC, entidades das áreas de RH e de tecnologia, bem como empresas consolidadas e startups.

 

Ações em curso “Acreditamos que sem a participação das entidades e profissionais de RH, o Propósito da CABCD fica mais difícil de ser executado e alcançado. Nesse sentido, apostamos na realização de Webinars Pessoa 5.0 para disseminarmos e tratarmos do papel do novo RH 5.0, como protagonista da Transformação Digital”, afirma Ary Silveira Bueno, um dos curadores, fundador da ASPR Auditoria, Consultoria e Contabilidade e COO da Ew2health – Sinque, startup holandesa.

Objetivando atender as demandas nas profissões atuais e emergentes dos agentes econômicos e públicos, a CABCD está realizando pesquisa para mapear demandas por especialidades e as ofertas para a capacitação da Força de Trabalho Digital, para atender a Transformação Digital e contribuir com a operacionalização do Eixo Habilitador: Educação e Capacitação Profissional, da E-Digital.

“Desenvolvemos esta Pesquisa, que estamos aplicando em prol da Região do ABC, mas também de São Paulo e do Brasil”, afirma Roberto Ribeiro da Cruz, fundador e CEO da Pixeon Soluções Hospitalares, também curador da CABCD. “Usaremos os resultados para trabalharmos a capacitação de jovens em TIC, em especial os mais carentes e para ajudarmos na Transformação Digital das Pessoas 5.0, para atender as demandas da Indústria 4.0 e atender o novo Consumidor 5.0”, finaliza Ribeiro da Cruz.

A multinacional QLIK, com Eduardo Kfouri, suas soluções e especialistas, estão contribuindo nas análises e recortes da Pesquisa, com previsão de divulgação dos resultados até 29/05/2020.

Temas de discussão no evento:

  • Tendências Globais, Impactos da Transformação Digital no Mundo, Brasil e Região do ABC e a E-Digital
  • Coalizão ABC Digital – CABCD
  • Sensibilizar os Agentes Econômicos e Públicos quanto a importância e urgência da Transformação Digital
  • Mapear demandas por especialidades, e as ofertas para a capacitação da Força de Trabalho, para atender a Transformação Digital
  • Promover a aproximação entre as Indústrias, Universidades e as Startups da região
  • Definir como apoiar as iniciativas de Transformação Digital dos Governos Municipais • Compartilhar a experiência da CABCD para outras regiões do Estado de SP e do Brasil

Serviço

Cerimônia Virtual de Lançamento – Link para Inscrição

Dia 21 de maio de 2020

Das 16hs às 17hs