Busca das empresas por crédito cresce 12,7% em meio à instabilidade


A busca das empresas por crédito cresceu 12,7% em fevereiro, em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo o indicador da Serasa Experian. Os negócios do setor de comércio foram os que mais procuraram recursos durante o mês, com aumento de 15,5% em relação a fevereiro de 2020, após baixa em janeiro.

“O destaque de crescimento para o comércio pode ser atribuído ao fato de que essa área, junto a de serviços, foi uma das mais afetadas financeiramente desde que a pandemia se instalou no país”, afirma Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

O atual cenário de instabilidade econômica é o responsável pelo aumento na busca das empresas por empréstimo, na análise de Luiz Rabi, economista da Serasa Experian. “A tomada de crédito com finalidade de manter o negócio produzindo ou vendendo contribuiu com a alta em todos os segmentos.”

Segundo o especialista, as linhas de crédito disponibilizadas pelo governo como o Pronampe e o auxílio emergencial foram importantes para garantir o fluxo de caixa para essas empresas. “No entanto, com a redução do apoio, a demanda por crédito passa a ser um caminho para evitar o fechamento do negócio”, conclui.

Fonte: Portal Contábeis