Apple, Alphabet, Amazon, Microsoft, Samsung e Huawei. As empresas mais inovadoras de 2020


No ranking deste ano do Boston Consulting Group, Apple lidera e Huwaei ganha na maior escalada. Sobe 42 lugares.

Onovo ranking “As empresas mais inovadoras de 2020”, realizado pelo Boston Consulting Group, que já vai na 14ª edição, destaca as empresas que mais investem em Investigação & Desenvolvimento (I&D). Huawei escala 42 lugares e torna-se assim a empresa que mais subiu, alcançando o 6º lugar.

ranking é liderado pela Apple, Alphabet, Amazon, Microsoft, Samsung e Huawei. Segue-se depois a Alibaba, IBM, Sony e Facebook, que completam, assim, o Top10 das empresas mais inovadoras.

Os autores observam que quando iniciaram a pesquisa para a 14ª edição do ranking, as consequências sanitárias, económicas e sociais do Covid-19 ainda eram desconhecidas. Contudo, ao explorarem os dados, “tornou-se claro que as conclusões centrais deste ano sobre os benefícios da inovação podem ser ainda mais relevantes hoje em dia, uma vez que os líderes devem adaptar-se à mudança dos padrões de oferta, procura, comportamento dos consumidores e formas de fazer negócio”.

A inovação é uma das três principais prioridades de gestão para quase dois terços das empresas. Este é o nível mais baixo desde a crise financeira em 2009 e 2010, refletindo as perspectivas econômicas incertas e tensões geopolíticas antes do surto da pandemia.

Para as empresas “inovadoras mais empenhadas” (45% do total), a inovação é uma prioridade, e apoiam o seu compromisso com um investimento significativo. As “inovadoras céticas” (30% do total) não veem a inovação como uma prioridade estratégica ou um objetivo de financiamento importante. E as “inovadoras confusas” (25% do total) estão no meio, com um desencontro entre a importância estratégica da inovação e o seu nível de financiamento. A maior proporção de empresas inovadoras empenhadas encontra-se nos setores financeiro e farmacêutico (ambos 56%), e a mais baixa nos produtos industriais (37%) e nos setores grossista e retalhista (32%).