Feriados impulsionam compras por cartões nos setores de turismo e beleza, mas abril registra leve queda no varejo


Levantamento realizado pela Cappta junto a 7,5 mil estabelecimentos de todo o Brasil revela que compras em abril caíram 3% em relação a março

Os feriados de Páscoa e Tiradentes, além da preparação para o Dia do Trabalho impulsionaram as vendas por cartões de crédito e débito nos segmentos de “Hotéis e Turismo” e “Cabeleireiros e Clínicas de Estética” durante o mês de abril. Entretanto, as vendas gerais no varejo tiveram uma leve queda, de três pontos percentuais, de acordo com o indicador desenvolvido pela Cappta, empresa especializada na captura de pagamentos, junto a 7,5 mil estabelecimentos, no país.

Os dois segmentos tiveram altas 33% e 24% respectivamente, seguidos por “Mercados e Supermercados”, com 4%. Por outro lado, “Óticas, joalherias e relojoaria” caíram 19%, e “Hospitais, laboratórios e consultório” e “Eletroeletrônicos e Informática” tiveram baixa de 11%.

“O mês de abril apresentou uma queda discreta no varejo devido aos feriados. Já o mês anterior, de março, mostrou uma retomada de confiança após um início de ano pessimista, mas manteve uma estabilidade momentânea e deve retomar o ritmo em maio, com o Dia das Mães”, explica Rafael Salomão, Sócio-Diretor da Cappta.

Os 7,5 mil varejistas movimentaram durante o período R$ 225 milhões com dinheiro de plástico, contra R$ 231 milhões em março.

Veja abaixo a variação nas vendas em cartão de cada segmento:

Hotéis e turismo 33%
Cabeleireiros e clinicas de estética 24%
Mercados e Supermercados 4%
Postos de Combustível 3%
Vestuário, acessórios e calçados 1%
Farmácias, drogarias e manipulação 1%
Bares, Padarias e Restaurantes -2%
Livrarias, brinquedos e CD/DVDs -4%
Móveis, casa e decoração -4%
Outros -5%
Docerias e Confeitarias -5%
Material de construção -6%
Cosméticos e Perfumaria -6%
Veículos, auto-peças e acessórios -7%
Cinemas, teatros e entretenimento -9%
Serviços (Lavanderia, Chaveiro, Costureira, etc) -10%
Eletro-Eletrônicos e informática -11%
Hospitais, laboratorios  e consultórios -11%
Óticas, joalherias e relojoaria -19%
Total Geral -3%

Deixe uma resposta